quarta-feira, 5 de março de 2008

Google x Microsoft pelos aplicativos de produtividade

Google na briga pelas ferramentas de produtividade de escritório.

A briga é boa, google com seu custo zero, grande suporte aos aplicativos e o expertise na web e opensource.

A microsoft com sua grande produtividade no pacote office e o expertise nas grandes corporações.

Estou bem no meio dessa guerra, uso google para documentos e todos os serviços web em casa e para os negócios do interesse de minha empresa de consultoria, mas na empresa que sou efetivado o pacote office é 100%, as pessoas alheias ao mundo da informática ainda nem conhecem o google docs e outros aplicativos, e a maioria acha que o google serve apenas para buscas.

O google está bem colocado para profissionais de TI, mas para os clientes de TI acredito que o google tenha um longo caminho até entrar, tanto na aceitação dos usuários quanto dos gestores que decidem o futuro das aplicações. Na minha opinião, convencendo os usuários a adotar as ferramentas do google, os gestores serão facilmente convencidos pelo custo zero, mas no caso dos usuários que são funcionários das corporações o caso parece mais complicado, eles não gastam nada na corporação para escolher o software favorito, e me arrisco a apostar que 99% utilizam o pacote office pirata em casa, não gastam nada também para aprender e se acostumar com o office.

Se o usuário leigo fosse forçado a pagar pelo office, acho que o google entrava com força nesse mercado, por isso ainda acho que a pirataria do windows e office para usuários domésticos é um dos melhores negócios para microsoft nas corporações, o usuário não paga windows e office mas exige no seu trabalho que seja instalado o software que eles sabem usar, que aprenderam a usar sem pagar licença.

Nenhum comentário: